segunda-feira, 10 de junho de 2024

Desafio de Atletismo da EMEF Luzia Garcês e da EMEF Leonardo Mendes em Breu Branco PA

       
Professores Sávio, Mancha, Lucenildo e Elisângela

        No dia 08 de junho de 2024, o Complexo Esportivo Francisco Vilar de Araújo, também conhecido como Complexo Poeirão, sediou um evento sensacional de atletismo. O 1º Desafio de Atletismo da EMEF Luzia Garcês e da EMEF Leonardo Mendes contou com a dedicada organização dos professores Lucenildo, Mancha, Elisângela e Sávio. Esses profissionais, com o apoio de todo o corpo docente e pedagógico das duas escolas, trabalharam incansavelmente para que o evento fosse um grande sucesso.          Desde a concepção da competição até a execução no dia, a equipe organizadora se empenhou para oferecer uma experiência memorável aos alunos participantes e aos familiares presentes. 
         O desafio contou com competições nas provas de 100m rasos, tanto no naipe masculino quanto no feminino. Além disso, houve a prova de revezamento 4x50m misto, que empolgou muito a torcida presente. 
         Desde a chegada ao local, os alunos das EMEF Luzia Garcês e EMEF Leonardo Mendes estavam visivelmente empolgados e ansiosos para a competição. Muitos vinham acompanhados de familiares e amigos, que também compartilhavam da mesma animação. 
         Durante as provas, os atletas demonstraram muita determinação e vontade de vencer. Nas disputas de 100m rasos, os corredores deram tudo de si, travando emocionantes duelos até a linha de chegada. E quando chegou a prova de revezamento 4x50m misto, a torcida foi ao delírio, incentivando os seus representantes a darem o melhor de si.
        Mesmo os alunos que não estavam competindo diretamente participaram ativamente, torcendo pelos colegas e criando um ambiente de vibração e união entre as escolas. O pódio final foi palco de muita alegria e orgulho, com os medalhistas sendo ovacionados pelo público. 
        Ficou evidente o quanto o esporte consegue mobilizar e unir as comunidades escolares. O entusiasmo dos participantes, tanto atletas quanto torcedores, foi a marca registrada desse memorável 1º Desafio de Atletismo.
        O evento foi um grande sucesso, com a participação de diversos alunos das duas escolas envolvidas. Muitos pais compareceram para prestigiar a competição. Ao final, foram entregues medalhas aos três primeiros colocados em cada prova. Além disso, troféus foram concedidos às escolas vencedoras por equipe.
        Foi uma manhã memorável de esporte e confraternização no Complexo Poeirão, marcada pela empolgação dos alunos, o apoio dos familiares e a emoção das premiações. Um evento que certamente ficará marcado na história das escolas participantes.
Folder de Divulgação do evento



Largada da corrida de Revezamento




Premiação


Pódio 


Foto da torcida


Aluno segurando as bandeiras na abertura do evento


Hora da largada dos 100m rasos

 Largada dos 100m rasos Masculino


Saída baixa


Sávio Albuquerque (Coord. de Educação Física)

terça-feira, 4 de junho de 2024

Escola de Breu Branco Sagra-se Campeã dos Jogos Estudantis Paraense (JEPS) de Futsal em Cametá

     De 22 a 26 de maio de 2024, a cidade de Cametá sediou os 66º Jogos Estudantis Paraense (JEPS), a maior competição esportiva estudantil do estado do Pará. Nesta edição regional em Cametá, foram realizadas competições nas modalidades coletivas de futsal, futebol, handebol, basquete e vôlei, nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, tanto no naipe masculino quanto feminino.

     Participaram deste evento regional do JEPS 10 municípios: Abaetetuba, Breu Branco, Cametá, Igarapé-Miri, Itupiranga, Marabá, Mocajuba, Moju, Tailândia e Tucuruí.

Professor Sávio Albuquerque compondo o palanque na Cerimônia de Abertura
     A delegação de Breu Branco participou do 66º JEPS nas modalidades de futebol de campo masculino (15 a 17 anos) e futsal masculino (12 a 14 anos).

     Na modalidade de futebol, a equipe de Breu Branco não conseguiu avançar, sendo eliminada na fase de grupo. Apesar disso, eles fizeram uma ótima partida contra a equipe de Itupiranga. Veja os resultados:

Breu Branco 1 x 4 Igarapé-Miri

Breu Branco 0 x 1 Itupiranga

     Já na modalidade de futsal, Breu Branco fez história na maior competição esportiva estudantil do Pará. A equipe, representando o Colégio com Supervisão Militar Gonçalo Vieira, teve uma excelente campanha, sagrando-se campeã invicta e com 100% de aproveitamento.

     Na fase de grupos, a equipe de Breu Branco liderou sua chave, vencendo todos os adversários com atuações empolgantes. Veja os resultados da primeira fase:

Breu Branco 6 x 2 Igarapé-Miri

Moju 2 x 3 Breu Branco

Colégio Atitude (Cametá) - w.o. - Breu Branco

    Vale destacar que no terceiro jogo, a equipe do Colégio Atitude (Cametá) não compareceu, provavelmente por já estarem eliminados e sem chances de classificação.

    Breu Branco chegou na semifinal com a moral de ser o primeiro do grupo e enfrentou a forte equipe de Abaetetuba. A partida começou equilibrada, mas logo depois Breu Branco começou dominar as ações. Mesmo jogando bem, Breu Branco tomou um gol e terminou o primeiro tempo em desvantagem. Contudo, o segundo tempo foi de arrepiar, e com bastante contundência, os alunos-atletas da Escola Gonçalo Vieira viraram o jogo aplicando um goleada de 4x1, classificando para a grande final. 

    Na outra semifinal, Cametá estava perdendo para Moju, que sofreu o gol de empate no final, levando a decisão para a disputa de pênaltis, que foi vencida pela equipe de Cametá (EMEF São João Batista).

    Então, o grande dia chegou. Na manhã de domingo do dia 26 de maio no Ginásio Poliesportivo São João Batista, em Cametá foi realizada a grande final do JEPS de Futsal masculino às 9h. Em uma partida emocionante, as duas melhores equipes fizeram um verdadeiro duelo e um jogo bem jogado por ambas as equipes. O time de Cametá abriu o marcador logo no início. Breu Branco, então, foi à luta e teve várias chances de gol criando um clima de tensão eletrizante. Sem muita demora Breu Branco empatou a partida e o jogo ganhou ainda mais clima de dramaticidade. Cametá fez 2x1 e a partida seguiu tensa até que Breu Branco conseguiu empatar ainda antes do intervalo. 

    No segundo tempo da final, a partida ficou ainda mais tensa e empolgante. O jogo ficou pegado, lá e cá, com boas chances para os dois lados. E com uma marcação mais alta e implacável, a equipe de Breu Branco conseguia roubar a bola na sua quadra de ataque e criar diversas oportunidades de gol até que ampliou o placar em 3x2 e depois em 4 tentos a 2. Assim, Breu Branco conseguiu controlar mais a partida impondo o seu jogo, ora jogando na transição rápida, ora mantendo a posse de bola.  

    Nos minutos finais, com um ar de mais dramaticidade, o time de Cametá foi para cima e descontou, deixando o placar em 4x3 para Breu Branco há 40 segundos do final. Então foi feito um pedido de tempo para Breu Branco com o propósito de acalmar os jogadores, ajustar a marcação, administrar o placar e segurar o jogo. E assim, aconteceu. O resultado se manteve até o final, onde o árbitro encerrou a partida e, finalmente Breu Branco pôde soltar o grito de campeão, calando toda a torcida anfitriã que compareceu em grande número no ginásio.

    Após o término da partida, a torcida de Breu Branco (o restante da delegação) invadiu a quadra e, de forma emocionada, comemorou o título inédito de Futsal na maior competição esportiva estudantil do estado do Pará. A diretora do Colégio com Supervisão Militar Gonçalo Vieira, Cilene Dias, se emocionou até as lágrimas, tamanha a felicidade. Entre gritos, choros, lágrimas, pulos e abraços, todos ficaram em um estado de puro êxtase.

    Por fim, houve a merecida premiação, com a equipe de Breu Branco recebendo as medalhas de campeã do JEPS de Futsal Masculino.

    Em suma, a participação da equipe de Breu Branco no JEPS 2024 da Regional de Cametá foi excelente. Além da conquista do título no Futsal, a equipe teve uma ótima convivência com os alunos-atletas de outras delegações, o que enriqueceu a experiência cultural e de socialização, potencializando e contribuindo para a vivência do verdadeiro espírito olímpico.

    Mais do que isso, o título da Regional do JEPS em Cametá garantiu a vaga da equipe de Breu Branco para participar do SUPER JEPS. Esse é um evento que reúne os campeões de cada uma das regionais do Pará, e o campeão dessa competição é credenciado a representar o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), que neste ano serão realizados em Recife, PE.

    Portanto, a conquista do JEPS Regional de Cametá abre para a     equipe de Breu Branco a oportunidade de disputar o SUPER JEPS e, quem sabe, chegar ao JEBS, representando todo o estado do Pará.


Clique aqui para ver a Matéria no Instagram sobre a conquista do JEPS


Clique aqui par ver o Instagram da escola com as fotos já em Breu Branco

VEJA ALGUMAS FOTOS DESTA CONQUISTA MEMORÁVEL









Festa da premiação


Vídeo da chegada em Breu Branco

Clique aqui para ver a LIVE da FINAL


Uma abordagem histórica do Xadrez em Breu Branco

MUNICÍPIO DE BREU BRANCO (PARÁ) TRIUNFA NOS JOGOS ESTUDANTIS PARAENSES DE XADREZ 2024

Foto dos Campeões do JEPS de Xadrez 2024: Raile Bezerra e Jairo Moreira, ambos de Breu Branco PA          Dois talentosos alunos-atletas...