sábado, 21 de fevereiro de 2015

XADREZ: uma experiência no município de Breu Branco - Pará



O Xadrez é disputado sobre um tabuleiro quadrado de sessenta e quatro casas, alternadamente claras e escuras. Cada jogador dispõe inicialmente de dezesseis peças, sendo um rei, uma dama, dois bispos, dois cavalos, duas torres e oito peões. Um jogador joga com peças claras, enquanto o outro vai com as escuras.Os movimentos são feitos alternadamente, um por cada jogador.
Sabemos hoje que o Xadrez pode proporcionar diversos benefícios aos seus praticantes. É indiscutível o seu valor pedagógico e sua importância no ensino-aprendizagem de estudantes. Existem inúmeras pesquisas que apontam o Xadrez como uma excelente ferramenta na educação de crianças e adolescentes.
O aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem várias habilidades como: a atenção e a concentração; o julgamento e o planejamento; a imaginação e a antecipação; a memória; a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole; o espírito de decisão e a coragem; a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético; a criatividade; a inteligência; a organização metódica dos estudos. Deste modo, o xadrez não representa apenas mais uma opção de lazer, mas uma possibilidade de desenvolvimento através do lúdico, isto é, o indivíduo não só se diverte e sente prazer, por meio do xadrez se constroem e adquirem valores e conhecimento. (SÁ, apud ALBUQUERQUE , 2008).
Em virtude disso e com o objetivo de fomentar através da difusão do xadrez, as habilidades cognitivas, afetivas e sociais, democratizando a prática enxadrística na comunidade escolar da EMEF Gonçalo Vieira, além de oferecer uma atividade diferenciada nas aulas de Educação Físicas, foi desenvolvido o conteúdo de Xadrez para todos os alunos do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) da supracitada escola.
As aulas de Xadrez tiveram início em 17 de novembro de 2014 e se estenderam até o dia da realização do Grande Slam (19 de dezembro), sendo que no dia 3 de dezembro foi realizado o “Desafio de Xadrez da escola Gonçalo Vieira”, este desafio foi uma prévia do Grande Slam de Xadrez e se constituiu em uma disputa de Xadrez por equipe.
Cabe ressaltar que as aulas de Xadrez foram ministradas pelos professores de Educação Física da referida instituição de ensino, Prof. Derivaldo Machado, Prof. Rober Lucian e Prof. Sávio Albuquerque. Foram trabalhados nas aulas os seguintes conteúdos relacionados ao Xadrez:
·         Origem e evolução do Xadrez;
·          Benefícios e importância do Xadrez;
·         O tabuleiro e as peças de Xadrez;
·         Movimento e captura das peças;
·         Valor das peças;
·         Xeque e xeque-mate;
·         Maneira de se defender de um xeque;
·         Jogadas especiais do Xadrez (roque, promoção do peão e em passante);
·         Regras básicas de torneios de Xadrez;
·         Softwares de Xadrez;
·         Mates elementares;
·         Fases de uma partida de Xadrez (abertura, meio-jogo e final);
·         Notação enxadrística;
·         Como termina uma partida de Xadrez;
·         Tipos de empate;
·         Dicas de Xadrez.
É importante salientar, que os alunos também tiveram aulas de Xadrez na sala de informática da escola, onde foi utilizado software de Xadrez como ferramenta pedagógica com o propósito de diversificar a prática e oportunizar aos alunos o contato com programas de Xadrez. Também tivemos alunos que realizaram pesquisas sobre a história do Xadrez e pesquisas da biografia de grandes enxadristas campeões mundiais.  Não podemos deixar de mencionar que um grupo de alunos confeccionou um jogo de Xadrez utilizando material alternativo como garrafa pet e folha de papelão.
Xadrez com material alternativo (faltou pintar o tabuleiro)

No início do nosso curso de Xadrez, alguns alunos se mostraram insatisfeitos com o conteúdo trabalhado (Xadrez). Porém, à medida que foram conhecendo mais sobre esse extraordinário jogo de tabuleiro, eles foram diminuindo a resistência e se entregando a oportunidade de aprender uma modalidade diferente. Com o decorrer das aulas percebemos o grande entusiasmo e até mesmo certa euforia por partes dos alunos.
Notamos que alguns se dedicaram mais que os outros, mesmo assim, todos que participaram das aulas aprenderam Xadrez. No entanto, sabemos que aprender Xadrez é fácil, já jogar bem não é tão fácil assim, pois exige empenho, estudo e dedicação. Logo, os alunos que buscaram aprender e dedicaram mais tempo à modalidade, como por exemplo, jogaram Xadrez fora da escola, pesquisaram dicas na internet e solicitaram dicas de como melhorar o seu nível enxadrístico aos professores, com certeza tiveram uma aprendizagem melhor acerca da modalidade e, consequentemente, se destacaram nas aulas e na competição.
Foto do Grande Slam de Xadrez do Gonçalo Vieira
No dia 19 de dezembro de 2014 foi realizado o Grande Slam de Xadrez da Escola Gonçalo Vieira em Breu Branco Pará. O evento foi um sucesso entre os estudantes da referida escola e representa, sem dúvida, um marco histórico para o Xadrez do Gonçalo Vieira e, consequentemente, para município de Breu Branco – Pará. Tivemos um dia inteiro de Xadrez para culminar um mês de trabalho desenvolvido. Realizamos um torneio pela manhã (para os alunos que estudam no turno da tarde) e um torneio à tarde (para os alunos que estudam no turno da manhã). A diretora da escola, Maria de Lourdes, participou da cerimônia de abertura e do encerramento. A gestora escolar achou louvável a iniciativa e parabenizou todos os envolvidos no evento ressaltando a importância do Xadrez para os alunos e de forma geral para a instituição de ensino, avaliando o curso de Xadrez e o Grande Slam de Xadrez de forma bastante positiva para o enriquecimento cultural da comunidade escolar.
Foto com os professores Rober, Derivaldo e Sávio

Durante o Grande Slam notamos que vários alunos jogaram com um nível técnico-enxadrístico bastante elevado e significativo, visto que a maioria nem sequer conhecia o Xadrez antes da nossa proposta de inserção nas aulas de Educação Física.
Vale frisar que os torneios tanto da manhã quanto da tarde foram do tipo absoluto (para ambos os sexos e de qualquer idade), o quesito para participar foi apenas ser aluno da escola e ter participado das aulas.  Foram premiados os 10 primeiro colocados da manhã e os 10 melhores da tarde da seguinte forma:
·                    1º Lugar : troféu;
·                    2º Lugar: troféu;
·                    3º Lugar: troféu;
·                    4º Lugar: medalha;
·                    5 º Lugar: medalha;
·                    6 º Lugar: medalha;
·                    7 º Lugar: medalha;
·                    8 º Lugar: medalha;
·                    9 º Lugar: medalha;
·                    10 º Lugar: medalha.
No torneio realizado pela manhã tivemos 120 participantes e no torneio da tarde participaram 130 estudantes. Totalizando assim, 250 participantes no Grande Slan de Xadrez da Escola Gonçalo Vieira. Como tivemos um grande número de participantes e precisávamos realizar o evento em apenas um dia, optamos em utilizar o sistema de eliminatória simples ou mata-mata, onde organizamos cada torneio em 7 (sete) rodadas até chegar ao resultado final onde soubemos quem foram os dez primeiros colocados da cada turno.
Foto da disputa no turno matutino

Alunos posicionado para o início de uma rodada


            Classificação do Grande Slam de Xadrez do Gonçalo Vieira
Realizado pela Manhã - 2014
Colocação
Nome
Turma
1º LUGAR
Raiuan Bezerra da Silva
7ª H
2º LUGAR
Wellyson Ribeiro
8ª I
3º LUGAR
Bruce Wilis dos Santos Viana
6º Ano O
4º LUGAR
Ernesto Carneiro Valente
8ª H
5º LUGAR
Joel da Silva Rabelo
8ª H
6º LUGAR
Weliton dos Santos
7ª H
7º LUGAR
Geovane Araujo
8ª G
8º LUGAR
Antônio Souza Conceição
7º Ano I
9º LUGAR
Janderson Santos de Jesus
6º Ano O
10º LUGAR
Geovane Silva Costa
6º ANo J


Classificação do Grande Slam de Xadrez do Gonçalo Vieira
Realizado a Tarde – 2014
Colocação
Nome
Turma
1º Lugar
Marcos Gabriel
7ª B
2º Lugar
Lucas Santos Mota
7ª B
3º Lugar
Marcos Bruno Lima
8ª B
4º Lugar
Rhuan Cley Miranda Pinto
6º Ano G
5º Lugar
Gustavo Santos
7º Ano B
6º Lugar
Karine de carvalho
8ª B
7º Lugar
Romario Soares
8ª E
8º Lugar
Valdeir da Conceição
8ª E
9º Lugar
Leonildo Batista dos Santos Neto
6º Ano D
10º Lugar
Genilson Braes
7º ANO B



            Em suma, podemos afirmar que o trabalho realizado com o Xadrez na EMEF Gonçalo Vieira no ano de 2014 foi um sucesso, pois foi cerca de 90% dos alunos conheceram e aprenderam Xadrez. E desse contingente boa parte conseguirem chegar em um nível técnico bem significativo.
            Em geral avaliamos as aulas de Xadrez e o Grande Slam como um fato histórico para o Xadrez do município de Breu Branco Pará. E o mais importante de tudo foi o fato de termos contribuído significativamente para a massificação deste Esporte no município, visto que a maioria dos estudantes ainda não tinham tido contato com a modalidade em questão. Contudo, todos saíram ganhando, pois como sabemos são diversos os benefícios oriundos da prática do Xadrez. E por meio de nossa iniciativa conseguimos oportunizar a aprendizagem e a prática do Xadrez para um grande número de estudantes, o que representa uma boa parte da comunidade Breuense, já que o Gonçalo Vieira é a Escola com o maior numero de alunos deste município.

REFERÊNCIA


ALBUQUERQUE, Sávio Ferreira de. Xadrez como Forma de Lazer em Tucuruí. (on line). Disponível em <http://www.webartigos.com/artigos/xadrez-como-forma-de-lazer-em-tucurui/12951/> Acesso em 20 de dezembro de 2014.

Discurso de abertura com a Diretora da Escola, Lurdinha.



Enxadristas se cumprimentando antes de uma rodada do torneio



Equipe de professores: Derivaldo, Sávio e Rober; e a diretora Lurdinha



Disputa do 1º Lugar do torneio da manhã.

Disputa do 1º e 3º lugar do torneio da tarde


A Diretora Lurdinha fazendo a Abertura do evento


Premiação do 1º e 2º lugar do torneio da manhã 

Final do torneio da tarde

Disputa do 1º lugar do torneio da tarde

Foto do encerramento do evento (torneio da tarde)

2 comentários:

Prof. EdmarFS disse...

Prezado Sávio, PARABÉNS pelo trabalho que você e seus colegas estão realizando ai no Município de Breu Branco - PA.
Ensinar xadrez aos nossos alunos é um tralho distinto e, só realizado por pessoas de vanguarda, que merecem todo nosso respeito e admiração.

XADREZ TUCURUÍ e BREU BRANCO disse...

Muito obrigado Edmar Fernandes!
Realmente o Xadrez é um trabalho diferenciado e muito gratificante. A evolução dos enxadristas é notoriamente rápida.
Muito obrigado pelas sábias palavras.