terça-feira, 11 de julho de 2017

JOVENS DE BREU BRANCO SÃO CAMPEÕES PARAENSE DE XADREZ

Neste ano está acontecendo a 59º edição dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPS). Nos dias 16 e 17 de junho de 2017 aconteceu em Belém – PA, na Escola Lauro Sodré, a competição de Xadrez etapa Estadual. Vale ressaltar que, a partir de 2016 as modalidades individuais acontecem em apenas uma fase, antes se disputavam etapas regionais para selecionar quem iria para a fase estadual (também chamada de Super JEPS), assim como ainda ocorre com as modalidades coletivas.
O município de Breu Branco (PA) participou dos JEPS e Super JEPS na modalidade de Xadrez desde o ano de 2015, onde foi campeão da Regional em Goianésia do Pará no masculino e feminino e conseguiu ficar em 7º lugar no masculino de 12 a 14 anos (categoria A).
Em 2016, Breu Branco conseguiu com o Estudante Pablo Vinícius dos Reis Neves, ficar em 2º lugar na categoria A, portando sendo vice-campeão, a melhor colocação até então.
Agora em 2017, o JEPS de xadrez teve a participação de 18 municípios, sendo que Breu Branco conseguiu entrar para o seleto grupo de municípios campeões do Super JEPS. Por conseguinte, entrou também para a História, pois foi Campeão na Categoria A masculino com o estudante Saulo Viana Alves e também Campeão na Categoria B (15 a 17 anos) masculino com o discente Lucas Santos Mota. Ainda teve um 3º lugar na Categoria B Masculino com Geovane Silva Costa. No Feminino A a aluna Kayla Rosário dos Santos ficou em 4º lugar e sua irmã Raab de Jesus dos Santos ficou em 5º lugar. Os outros atletas de Breu Branco ficaram nas seguintes colocações: Deivid Costa Barradas (7º lugar na categoria A); Pablo Vinicius (8º lugar na categoria B); Raiuam Bezerra da Silva (10º lugar na categoria B).
Os dois com troféu foram Campeões (Lucas e Saulo)
Da direita para a esquerda: Deivid Costa; Lucas Mota; Saulo Viana; Raiuam Bezerra.

Em suma, pode-se afirmar que foi uma conquista inédita, histórica, brilhante e sensacional. Deste modo, colocando de vez o nome do Município de Breu Branco no cenário Enxadrístico do Estado do Pará. E por que não dizer no cenário Xadrezista do Brasil? Pois agora esses atletas vão representar não apenas Breu Branco, mas o Estado do Pará nos Jogos nacionais da Juventude.
Os torneios femininos (categorias A e B) foram vencidos por alunas de escolas particulares de Belém e Parauapebas. Campeões de escolas públicas foram apenas de Breu Branco, que dominou nas duas categorias do Masculino (A e B).
Campeões da Categoria A
Saulo Viana (Masculino de Breu Branco)
Camila de Assis (Feminino de Parauapebas)

Saulo Viana Alves (Campeão da Categoria A) vai disputar a etapa Nacional em Curitiba (PR) em setembro de 2017. Enquanto que Lucas Santos Mota (Campeão da Categoria B) irá a Brasília (DF) competir no mês de novembro deste mesmo ano.
O exposto acima só vem mostrar o quão foi relevante foi essa conquista, que, diga-se de passagem, foi a primeira vez que o Município de Breu Branco conseguiu tal proeza em todas as modalidades esportivas. Assim sendo, esses títulos elevam não apenas o Xadrez dessa cidade, mas premia o esporte de maneira geral.  
É fundamental frisar, que todos esses alunos que participaram do JEPS de Xadrez representando Breu Branco, são oriundos do Clube de Xadrez da Escola Gonçalo Vieira, que desde 2011, sob os cuidados do Professor Sávio Albuquerque vem trabalhando o Xadrez de forma pedagógica afim de subsidiar na vida estudantil das crianças e adolescente da referida escola, contribuindo assim, com os benefícios que são inerentes ao Xadrez como, melhoria da atenção e concentração, raciocínio lógico, memória, imaginação, tomada de decisão, etc. E que desde 2015, vislumbrando a possibilidade de ser campeão Paraense de Xadrez, vem trabalhando também a vertente do Xadrez de competição.
Em síntese, foi uma tremenda façanha, o que dá muito orgulho à população Breuense, que agora possui dois Campeões Paraenses de Xadrez. Onde Breu Branco doutrinou nas categorias masculinas vencendo as duas. E esses atletas irão representar o Estado do Pará nos Jogos Escolares da Juventude ou Olimpíadas Escolares que é Organizada pelo comitê Olímpico Brasileiro (COB), que neste ano acontecerá em duas cidades: Curitiba - PR (categoria A); Brasília – DF (categoria B).


Parabéns a todos os estudantes que participaram desta conquista!
Os Campeões Paraense de Xadrez sendo recebidos por Garcês Costa (Exmo Prefeito de Breu Branco)

Os Campeões Paraense de Xadrez sendo recebidos por Garcês Costa (Exmo Prefeito de Breu Branco) e por Selma Braga (Secretária de Educação)

Podium
2º lugar: Rodrigo Ormanes (Belem); 1º lugar: Saulo Viana (Breu Branco); 3º lugar: Keven Cauã (Parauapebas)

Mesa 1 na ultima rodada do xadrez Pensado
Geovane Silva e Lucas Mota disputando o primeiro lugar.



Prof Sávio Albuquerque na sala do torneio

Entrega do troféu para o Campeão Paraense da Categoria B ( Lucas Mota)

Podium da categoria B
2º lugar: Marcelo Santana (Tracuateua); 1º lugar: Lucas Mota (Breu Branco); 3º lugar: Geovane Silva (Breu Branco)

Podium da categoria A masculino
Odo meio é o Campeão Saulo Viana (Breu Branco)

Entrega do trofeu de Campeão para Saulo Viana (Breu Branco categoria A)
Bandeira de Breu Branco no topo.
Coordenador do JEPS Jorge Paulo (de camisa azul)

Premiação do Campeão Paraense da categoria A
Saulo Viana (Breu Branco)
Prof Derivaldo (azul escuro); Prof Sávio (verde); Coordenador do JEPS Jorge Paulo (azul claro).

Premiação do Campeão Paraense categoria B
Da esquerda para a direita: Jorge Paulo; Técnico Derivaldo; Lucas Mota; Clauber (árbitro do torneio); técnico Sávio.





Participantes do JEPS de Xadrez sendo recepcionados com festa em Breu Branco.

Marcus Vinicius (Coordenado de Educação Física de Breu Branco); Prof Sávio Albuquerque; Prof Derivaldo Machado.
Técnicos de Breu Branco (Derivaldo Machado e Sávio Albuquerque) 

Premiação do 3º lugar da categoria B: Geovane Silva (Breu Branco)

Técnico Sávio Albuquerque (Breu Branco) com o troféu de Campeão


Foto com todos os membros da delegação de Breu Branco no JEPS de Xadrez 2017